Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

quinta-feira, 12 de março de 2009

DIA DOS BIBLIOTECÁRIOS: congratulações à classe profissional

Vida de bibliotecário, para aqueles que desconhecem a missão, a natureza do trabalho e as atribuições que cabem a esse profissional na sociedade, pode ser entendida ou estereotipada como limitante, singela, monótona e desprovida de desafios.
Em determinados contextos sociais, nos quais a educação não constitui prioridade de ações efetivas que motivem ou possibilitem o desenvolvimento pleno de suas comunidades, a vida das bibliotecas e dos bibliotecários vê-se constantemente atingida por muitos desafios e lutas.
O bibliotecário, quando disposto e preparado para exercer bem os seus diversos papéis, incluindo o de agente de mudança social, de mediador da cultura, da educação e do conhecimento, pode levar a biblioteca a funcionar como um setor de serviços vitais da comunidade.
É de consenso universal que a informação se constitui em insumo básico para a geração de conhecimentos e que ela auxilia soluções de problemas que afligem o homem ou as organizações.
Mola propulsora de desenvolvimento pessoal e organizacional, a informação, do mesmo modo, é matéria prima fundamental do trabalho cotidiano do bibliotecário. A esse profissional cabe uma inserção profunda em atividades que envolvam a identificação, seleção, tratamento técnico ou organização sistemática, disseminação e uso da informação, entre outras atribuições.
Cabe ainda ao bibliotecário conhecer profundamente as características e necessidades de informação de sua comunidade de usuários, assim como dominar o conhecimento sobre os diversos suportes, canais de veiculação, tipologia, conteúdos e características das mais diversas fontes de informação nacionais e internacionais, de modo a colaborar na solução de problemas pessoais e sociais através do uso eficaz da informação.
Para realizar algumas das atividades inerentes a sua profissão, os bibliotecários trabalham, em síntese, com a identificação, seleção, tratamento, disseminação da informação e, de modo especial, com o preparo das pessoas para usar o universo das informações disponíveis nos mais variados suportes e canais.
Vida de bibliotecário envolve, portanto, a sensibilidade e o preparo adequado para atuar nos planos técnicos, sócio-políticos, educacionais e culturais, gerenciais e estratégicos da sociedade. Vida de bibliotecário deverá centrar-se essencialmente na utilidade social das bibliotecas ou unidades de informação nas quais exercem sua profissão, sejam elas configuradas como bibliotecas reais, virtuais ou híbridas.
Enquanto profissional que atua em agências sociais prestadoras de serviços de informação, o bibliotecário tem - inquestionavelmente - muito a contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

Autoria: Júlia Gonçalves da Silveira
Bibliotecária da UFMG/ECI/BC (1982-2006) Diretora da Biblioteca Universitária da UFMG (Gestão 1998-2000) e Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG

Nenhum comentário: