Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

sábado, 19 de maio de 2012

A REVISTA PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PCI/UFMG PUBLICA NOVO ARTIGO DE AUTORIA DE JÚLIA GONÇALVES DA SILVEIRA E RULEANDSON DO CARMO CRUZ


PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - PCI/UFMG PUBLICA NOVO ARTIGO DE AUTORIA DE JÚLIA GONÇALVES DA SILVEIRA E RULEANDSON DO CARMO CRUZ

 Amigos, compartilhamos artigo publicado no último número da revista Perspectivas em Ciência da Informação (v, 17, n. 2, 2012), escrito em coautoria com meu orientando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, o jornalista Ruleandson do Carmo Cruz, que concluiu, em 2011, o mestrado na UFMG:

Título do artigo: Análise de informações sobre sustentabilidade ambiental circulantes no Orkut: estudo exploratório do tópico “E o Rio?”

Autores: Júlia Gonçalves da Silveira ;  Ruleandson do Carmo Cruz.

Resumo:

Apresenta resultados de um estudo exploratório do tópico “E o rio?”, criado na comunidade virtual “Ferros MG” – existente no Orkut. Nele, os diversos membros debatem sobre a instalação de pequenas centrais hidrelétricas na bacia do Rio Santo Antônio, que banha a cidade mineira de Ferros. Revela facetas dos debatedores do citado tópico, em momentos de busca e de troca de informações de interesses coletivos. Conclui que as informações prevalecentes nas discussões clamam por maior transparência de informações por parte das autoridades municipais e estaduais em assuntos que afetem a comunidade local, entre outras constatações apresentadas.

Palavras-chave

Orkut; Comunidades virtuais; Usuários - Comportamento informacional; Sustentabilidade ambiental; Redes sociais virtuais; Informação ambiental; Ferros - MG - Brasil; Rios - bacias hidrelétricas.

 Texto completo: PDF


Acesso em: 19 maio 2012.



PERSPECTIVAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

 ISSN 1981-5344 (Online)

 Classificação Qualis- CAPES- A 1

 Email- pci@eci.ufmg.br

Telefone- (31) 3409 5227

Nenhum comentário: