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Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

quinta-feira, 18 de março de 2010

PPGCI PROGRAMA DA DISCIPLINA AFIMD C&T 2010

Caros alunos do PPGCI,

Registro aqui o Programa que foi apresentado durante a aula passada. Quanto à bibliografia básica e complementar indicada, repasso-lhes brevemente via endereços eletrônicos pessoais que me foram fornecidos.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG

DISCIPLINA
Acesso a Fontes de Informação Científica e Tecnológica em Meio Digital

CÓDIGO:

PROFESSORA
Júlia Gonçalves da Silveira

CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS
30 15 45 03
ANO LETIVO
1º. SEMESTRE DE 2010

CURSOS PARA OS QUAIS É MINISTRADO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

EMENTA
Fontes de informação em meio digital: seus usuários, produtores e fornecedores. Características de bases de dados e de outras fontes de informação na Internet. Conceitos básicos da busca de informação em meio digital. Recursos para busca em diferentes sistemas. Técnicas para busca em fontes de informação em meio digital. Avaliação de fontes de informação em meio digital. Propriedade intelectual de documentos eletrônicos. Inclusão digital na sociedade contemporânea.

OBJETIVOS
Após término deste curso os alunos deverão:
Conhecer alguns dos principais produtores, provedores e produtos de informação em formato digital;
Conhecer diversos sistemas e serviços de informação eletrônicos nacionais e internacionais;
Conhecer os principais tipos de bases de dados (bibliográficas, de texto completo, de citação, diretórios, de patentes, iconográficas e numéricas);
Entender os princípios de estruturação e organização de bases de dados (estrutura de registros e campos, índices invertidos, palavras proibidas) e seus efeitos na recuperação da informação;
Entender e aplicar a lógica boolena na construção de estratégias de recuperação da informação em sistemas automatizados;
Saber comparar e contrastar o uso de vocabulário controlado versus uso de linguagem natural em buscas;
Saber comparar e contrastar diferentes estratégias de busca em bases de dados;
Entender os conceitos de precisão e revocação e comparar métodos para melhorar os resultados de uma busca;
Conseguir planejar, executar, avaliar e modificar buscas complexas em bases de dados;
Entender o funcionamento e uso dos sistemas de recuperação da informação (ferramentas de busca) na Web;
Conhecer os critérios para avaliação de bases de dados e de outras fontes de informação em meios digitais;
Saber discutir os problemas e perspectivas relacionadas com o impacto das fontes eletrônicas na sociedade contemporânea.

METODOLOGIA
Aulas expositivas abordando conteúdos teóricos relativos aos tópicos em estudo;
Estudo e apresentação de textos em sala de aula, pelos alunos;
Demonstrações de recursos informacionais eletrônicos e de acesso à informação;
Palestras de profissionais de unidades de informação (de bibliotecas universitárias, centros de documentação e instituições similares);
Experiências monitoradas de uso de bases de dados e de outras fontes ou ferramentas de busca de informação disponíveis na Internet.

PROGRAMA

CONTEXTUALIZAÇÃO
De Gutenberg à informação digital: retrospectiva histórica da evolução dos registros do conhecimento e dos suportes da informação;
Internet e suas fontes de informação: impacto na sociedade contemporânea;
Visão geral da indústria de informação nacional e internacional: produtores e provedores de bases de dados e de outros produtos de informação em formato eletrônico e digital;
Bases de dados no Brasil
Tipologia de bases de dados
Avaliação de bases de dados e de outras fontes de informação em meios digitais
Elementos básicos de um SRI
O problema da recuperação da informação

CONCEITOS E TÉCNICAS
Bibliotecas digitais: produtos e serviços de informação
Organização e estrutura de bases de dados
O processo de busca
Estratégias de busca
Lógica booleana
Outros recursos de busca
Avaliação de buscas

SISTEMAS ESPECÍFICOS
Bases de dados referenciais e de textos completos componentes do Portal da Capes;
Bases de dados especializadas, interdisciplinares e multidisciplinares que contenham literatura da área de biblioteconomia e ciência da informação;
Periódicos eletrônicos da área de Ciência da Informação e interdisciplinares.

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