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quinta-feira, 28 de agosto de 2008

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


DISCIPLINA

COMPETÊNCIA INFORMACIONAL EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
CÓDIGO

PROFESSORA
Júlia Gonçalves da Silveira

DEPARTAMENTO UNIDADE
Organização e Tratamento da Informação Escola de Ciência da Informação

CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS
45 15 60 04

ANO LETIVO PERÍODOS
2. Semestre de 2008 7º.

PRÉ-REQUISITOS CÓDIGOS

CURSOS PARA OS QUAIS É MINISTRADO
Biblioteconomia

EMENTA

Bibliotecas universitárias: missão e atribuições no contexto acadêmico/educacional. O movimento da competência informacional em bibliotecas ou unidades de informação. Papel de mediação pedagógica do profissional bibliotecário. Formação de habilidades informacionais em usuários de bibliotecas universitárias para a aprendizagem e pesquisa. Programas de educação e treinamento de usuários de bibliotecas universitárias: planejamento e avaliação. Metodologia e técnicas de elaboração de programas de educação de usuários no uso de bibliotecas, das fontes de informação científica e tecnológica e na normalização de trabalhos técnico-científicos.

OBJETIVOS

Capacitar o aluno a:
Compreender a missão da biblioteca universitária no contexto social e acadêmico;
Compreender a importância e funções da biblioteca universitária em relação à formação de usuários de informação científica e tecnológica;
Compreender melhor as necessidades de informação dos usuários de bibliotecas universitárias;
Compreender a importância dos serviços de referência tradicionais e eletrônicos e sua contribuição nos processos de educação de usuários;
· Entender os conceitos pertinentes aos serviços de referência em bibliotecas/unidades de informação relacionados à formação da competência informacional de usuários, uso de informação e de recursos informacionais e à normalização de trabalhos técnico-científicos, segundo recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT;
· Conhecer e avaliar programas de educação de usuários desenvolvidos em bibliotecas e unidades de informação nacionais e internacionais;
· Conhecer algumas bases de dados nacionais e internacionais, multidisciplinares, interdisciplinares e especializadas existentes nas diversas áreas do conhecimento (fontes de informação em formato eletrônico);
· Conhecer as bases de dados integrantes do Portal de Periódicos da Capes: referenciais e de textos completos, comerciais e de domínio público (características, estruturas e conteúdos);
· Dominar estratégias de busca de informação e utilizar ferramentas de busca de informação em sistemas on-line;
· Elaborar projetos de programas de educação/instrução de usuários de bibliotecas ou unidades de informação que atendem a tipologia e público diversos e convergentes com projetos pedagógicos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Bibliotecas universitárias;
Bibliotecas e educação;
Educação de usuários de bibliotecas universitárias: histórico e situação atual;
Bibliotecas universitárias e o movimento da competência informacional;
Conceitos de informação, de necessidades e de demandas de informação, de comportamento informacional, de competência informacional, dentre outros pertinentes à área de Educação de Usuários de Informação;
Formação de competência informacional para uso de bibliotecas universitárias e de recursos informacionais: elaboração de programas contendo atividades educativas e de treinamento;
Bases de dados nacionais e internacionais: internet e seus recursos informacionais; apresentação de modelos de tutoriais que facilitam o uso desses recursos de informação eletrônicos;
Avaliação de programas e de atividades de educação de usuários de bibliotecas universitárias.

METODOLOGIA

Aulas expositivas; aulas práticas; leituras e discussão dos textos lidos; elaboração de resumos; visitas a bibliotecas ou unidades de informação; apresentação de modelos de projetos de programas de formação de competência informacional; elaboração de projetos; realização de pesquisa de campo ou de seminário.

AVALIAÇÃO

Participação em aulas e em seminários; avaliação escrita (individual); elaboração de resumos de textos estudados e de programa de treinamento/educação de usuários, elaboração de relatórios de visitas feitas; realização de uma pesquisa de campo: trabalho em grupo.

REFERÊNCIAS

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