Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

POLÍTICA DE PERIÓDICOS PARA MINAS GERAIS

A divulgação da Política de Periódicos para o Estado de Minas Gerais aconteceu oficialmente no dia 15 de setembro de 2017, no auditório do prédio do Memorial Minas Gerais Vale, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, MG, associada às solenidades do evento: Inova Minas FAPEMIG 2017.

Esta política foi definida a partir de pesquisas e diagnósticos do estado atual das publicações técnico-científicas existentes no âmbito desse Estado, sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Dias Quirino, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, visando a melhoria da performance, o aumento da visibilidade dessas publicações e a internacionalização dos periódicos mineiros. Além disso, objetiva essencialmente subsidiar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG em processos de tomada de decisões relacionadas ao fomento/apoio ao acervo mineiro de periódicos científicos.

Ancorada nos princípios de excelência e inclusão, esta Política de Periódicos prevê sete ações independentes e complementares, que são:
  • criação e manutenção de um portal de periódicos científicos;
  • elaboração e atualização de um diretório dessas publicações do Estado;
  • apoio à institucionalização dos periódicos;
  • apoio à formação dos editores e do corpo técnico envolvido na edição dos periódicos;
  • incentivo à ação de editores como agentes no processo de internacionalização da produção científica e tecnológica;
  • incentivo e acompanhamento dos processos de indexação dos periódicos do Estado em Serviços de Indexação e Resumos nacionais e internacionais;
  • Incentivo à comunicação e divulgação da ciência e tecnologia.  
Nesta mesma solenidade de divulgação da Política de Periódicos, aconteceu o lançamento do Portal Periódicos de Minas, plataforma digital de livre acesso, na qual os títulos de periódicos nela constantes podem ser conhecidos e consultados gratuitamente.

Neste Portal também pode-se obter informações sobre eventos, matérias jornalísticas, entre outras temáticas relativas a periódicos científicos e instruções para utilização do próprio Portal, de modo geral, para o cadastramento de periódicos. Disponibiliza ainda um espaço para que editores, nele  cadastrados, possam debater e trocar informações e ideias, assim como compartilhar experiências e práticas bem sucedidas relacionadas à gestão de publicações periódicas científicas.



Sinto-me honrada e feliz pela oportunidade de integrar o Grupo de Trabalho da Política e do Portal Periódicos de Minas, coordenado pelos colegas professores Sérgio Dias Cirino e Luciano Mendes de Faria Filho, da UFMG, e tendo como demais participantes: Décio Gatti Júnior, da UFU; Frederico Mello Brandão Tavares, da UFOP; Júlia Gonçalves da Silveira, da UFMG; Marc Henry, da UFMG; Patrícia Goulart Tondineli, da UFMG; Priscila Reis, da FUMEC; Roberto Calazans, da UFSJ.

Parabéns especiais aos coordenadores deste imenso benefício às comunidades de pesquisas mineiras e mundiais que contarão, a partir de agora com mais uma fonte de informação em ciência e tecnologia, de acesso livre na Internet.

Parabéns especiais também à FAPEMIG E UFMG, pelo apoio e parcerias firmadas em prol do desenvolvimento e manutenção dessa iniciativa louvável e de interesse coletivo.

Parabéns especiais, da mesma forma, aos funcionários técnico-administrativos e bolsistas integrantes da Equipe Técnica e Equipe de Apoio dos projetos de pesquisa e de execução dos trabalhos, os quais colaboraram, executaram e/ou viabilizaram literalmente a construção e implantação tanto da política quanto do Portal Periódicos - Técnico-Científicos - de Minas. 



Para informações detalhadas e atualizadas sobre Periódicos de Minas acesse o endereço eletrônico:
https://www.facebook.com/PeriodicosdeMinas/
Acesso em: 18 set. 2017

Júlia GSilveira

Nenhum comentário: