Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A OCUPAÇÃO DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS


NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - ECI/UFMG E FAFICH/UFMG.


"Prezados coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, professores, servidores, diretor e vice-diretor da Escola de Ciência da Informação e comunidade geral.

A ocupação da ECI integrada à ocupação do complexo FAFICH-ECI informa que, após deliberação da assembleia realizada em duas sessões (manhã e noite) nessa segunda-feira dia 31/10, os estudantes dos cursos da ECI firmaram o seu apoio às ocupações em oposição à PEC 241/PEC 55, que estão sendo realizadas em vários prédios da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi decidido em votação que para que ocorra a participação efetiva dos discentes no processo político em questão, é necessário dedicação e tempo – incluindo os horários destinados à aula formal – para agregar forças ao movimento de oposição aos cortes propostos pelo governo Michel Temer. Tendo em vista a urgência das pautas defendidas pelos estudantes, pedimos encarecidamente que a coordenação e a direção dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, em alinhamento as revindicações dos alunos, determine para os professores da graduação e pós-graduação, que não haja atividades avaliativas, listas de presença, aulas ministradas em salas realocadas, atividades online (e-mail, moodle, skype e outros) durante o período da ocupação política, de forma a não onerar os estudantes engajados no movimento. Ressaltamos que a paralisação não tem o intuito de esvaziar a universidade, pelo contrário, o objetivo é ocupá-la com atividades que fomentem discussões políticas. Entendendo a importância do nosso espaço, a Escola da Ciência da Informação sediará atividades que integram a programação do complexo, assim como principal entrada do complexo de ocupação, transformando-a em uma instituição ativa nos processos políticos atuais. Considerando que enquanto Escola de Ciência da Informação, somos responsáveis pela formação de indivíduos que se interem sobre a sociedade em que vivem, através da informação e diálogo, sendo capaz de atuar criticamente sobre essa realidade – neste momento, de política e resistência. A abstenção da comunidade docente da ECI nesse processo, somente demonstraria a inércia e descaso diante da situação que os estudantes das ocupações da UFMG estão enfrentando, com o único propósito de fortalecer a resistência contra o retrocesso que avançam sobre a educação pública e outros setores do país, do qual várias classes sofreriam diretamente.
Convidamos a todas (o) a se juntarem a ocupação FAFICH-ECI.
Atenciosamente,
ECI OCUPA."

Um comentário:

Dinky Doo disse...

Bravo!! UFMG por Justiça!