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Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROGRAMA DA DISCIPLINA AFIMD 5. PERÍODO 2010

  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
    ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
    DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

    DISCIPLINA
    Acesso a Fontes de Informação em Meio Digital
    CÓDIGO: OTI-084
    PROFESSORA Júlia Gonçalves da Silveira

    DEPARTAMENTO UNIDADE
    Organização e Tratamento da Informação Escola de Ciência da Informação

    CARGA HORÁRIA TEÓRICA PRÁTICA TOTAL CRÉDITOS
    15 15 30 03

    ANO LETIVO PERÍODOS
    1. Semestre de 2010 5º.

    PRÉ-REQUISITOS CÓDIGOS

    CURSOS PARA OS QUAIS É MINISTRADO
    Biblioteconomia

    EMENTA
    Fontes de informação em meio digital: seus usuários, produtores e fornecedores. Características de bases de dados e de outras fontes de informação na Internet. Conceitos básicos da busca de informação em meio digital. Recursos para busca em diferentes sistemas. Técnicas para busca em fontes de informação em meio digital. Avaliação de fontes de informação em meio digital.

    OBJETIVOS
    Após término deste curso, os alunos deverão:
    Conhecer alguns dos principais produtores, provedores e produtos de informação em formato digital;
    Conhecer diversos sistemas e serviços de informação eletrônicos nacionais e internacionais;
    Conhecer os principais tipos de bases de dados (bibliográficas, de texto completo, de citação, diretórios, iconográficas e numéricas);
    Entender os princípios de estruturação e organização de bases de dados (estrutura de registros e campos, índices invertidos, palavras proibidas) e seus efeitos na recuperação da informação;
    Entender e aplicar a lógica booleana na construção de estratégias de recuperação da informação em sistemas automatizados;
    Saber comparar e contrastar o uso de vocabulário controlado versus uso de linguagem natural em buscas;
    Saber comparar e contrastar diferentes estratégias de busca em bases de dados;
    Entender os conceitos de precisão e revocação e comparar métodos para melhorar os resultados de uma busca;
    Saber analisar perguntas de referência, e planejar, executar, avaliar e modificar buscas complexas em bases de dados;
    Entender o funcionamento e uso dos sistemas de recuperação da informação (ferramentas de busca) na Web;
    Conhecer os critérios para avaliação de bases de dados;
    Saber discutir os problemas e perspectivas relacionados com o impacto das fontes eletrônicas no profissional da informação;

    METODOLOGIA
    Aulas expositivas abordando conteúdos teóricos relativos aos tópicos em estudo;
    Demonstrações de recursos informacionais eletrônicos e de acesso à informação;
    Palestras de convidados;
    Experiências monitoradas de uso de bases de dados e de outras fontes ou ferramentas de busca de informação disponíveis na Internet;
    Elaboração de produtos de informação a partir do uso de fontes de informação disponíveis na Internet.

    PROGRAMA
  • CONTEXTUALIZAÇÃO
    Internet e suas fontes de informação: impacto nas bibliotecas e na atuação dos profissionais bibliotecários.
    o Visão geral da indústria de informação nacional e internacional: produtores e provedores de bases de dados e de outros produtos de informação em formato eletrônico e digital;
    o Bases de dados no Brasil
    o Tipologia de bases de dados
    o Avaliação de bases de dados e de outras fontes de informação em meios digitais
    o Elementos básicos de um SRI
    o O problema da recuperação da informação
    · CONCEITOS E TÉCNICAS
    o Bibliotecas digitais: produtos e serviços de informação
    o Organização e estrutura de bases de dados
    o O processo de busca
    o Estratégias de busca
    o Lógica booleana
    o Outros recursos de busca
    o Avaliação de buscas

    · SISTEMAS ESPECÍFICOS
    · Bases de dados referenciais e de textos completos componentes do Portal da Capes;
    · Bases de dados especializadas, interdisciplinares e multidisciplinares que contenham literatura da área de biblioteconomia e ciência da informação;
    · Periódicos eletrônicos da área de Ciência da Informação e interdisciplinares;
    · Acesso às fontes de informação especializadas disponíveis no site da Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

    · AVALIAÇÃO:

    · Práticas de uso de bases de dados (40 pontos); (individual ou em dupla)
    · Apresentação oral de artigo ou capítulo de livro indicado pelo professor ( 30 pontos); (grupo).
    · Prova final (30 pontos) (individual).


    BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR

    ALBUQUERQUE, Heloisa Helena Fernandes Soares de; CABRAL, Ana Maria Rezende. Inclusão digital para a redução de desigualdades sociais: a apropriação e o uso das tecnologias da informação para a atuação cidadã. In: Fujita, Mariângela Spotti Lopes; Marteleto, Regina Maria; Lara, Marilda Lopes Ginez de (Org.). A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008. p. 173-188.

    BARRETO, Aldo de Albuquerque. Os documentos de amanhã: a metáfora, a escrita e a leitura nas narrativas em formato digital. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 10, n. 1, fev. 2009. Disponível em: http://dgz.org.br/fev09/F_I_art.htm
    Acesso em: 27 abr. 2010.

    CAMPELLO, Bernadete Santos; Caldeira, Paulo da Terra. (Org.) Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. 181 p.

    CENDÓN, Beatriz Valadares. Bases de dados para negócios. In: PAIM, Ísis (Org.). A gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação da UFMG, 2003. Cap. 5, p. 125-155.

    CUNHA, Murilo Bastos da; MCCARTHY, Cavan. Estado atual das bibliotecas digitais no Brasil. In: MARCONDES, Carlos H. et al. (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador; Brasília : UFBA/IBICT, 2005. p. 25- 53.

    CURT, Renata Gonçalves. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 3, p. 53-78.

    ELUAN, Andrenizia Aquino; MOMM, Christiane Fabíola; NASCIMENTO, Jucimara Ameida. A sistemática do uso de fontes de informação para a pesquisa científica.
    Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p. 111-119, maio/ago. 2008. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1761/2124 Acesso em: 27 abr. 2010.

    FERNÁNDEZ-MOLINA, Juan Carlos. Derecho de autor y bibliotecas digitales: a la búsqueda del equilibrio entre intereses contrapuestos. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 2, p.123-131, maio/ago., 2008. Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=19 Acesso em: 15 ago. 2008

    GARCIA, Rodrigo Moreira; SILVA, Helen de Castro. O comportamento do usuário final na recuperação temática da informação: um estudo com pós-graduandos da Unesp de Marília. DatagramaZero, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, jun. 2005. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun05/Art_02.htm Acesso em: 27 abr. 2010.

    GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 2008. Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=19 Acesso em: 27 abr. 2010.

    GOMES, Sandra Lúcia Rebel. O acesso à informação em bibliotecas virtuais: princípios e valores. In: MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira (Org.) Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília: Unb; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006. p. 109-128.

    KURAMOTO, Hélio. Ferramentas de software livre para bibliotecas digitais. In: MARCONDES, Carlos H. et al (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: IBICT, 2006. Cap. 2, p. 145-162.

    LEVACOV, Marília. Tornando a informação disponível: o acesso expandido e a reinvenção da biblioteca. In: MARCONDES, Carlos H. et al (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: IBICT, 2006. 336 p.

    LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

    MANESS, Jack M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Tradução de Geysa Câmara de Lima Nascimento Neto. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 53-51, jan./abr. 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623 Acesso em: 27 abr. 2010.

    MARCONDES, Carlos H. et al (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: IBICT, 2006. 336 p.

    MARCONDES, Carlos H.; MENDONÇA, Marília A. R.; CARVALHO, Suzana M. Serviços via web em bibliotecas universitárias brasileiras. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 174-186, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/viewFile/321/125 Acesso em: 27 abr. 2010.

    MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel. Serviços de referência virtual. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2001. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewFile/181/160 Acesso em: 27 abr. 2010.

    MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Serviço de referência digital. In: MARCONDES, Carlos H. et al (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: IBICT, 2006. 336 p. Cap. 4. Gestão em bibliotecas digitais, p. 225-238.

    MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. (Org.) Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. V. 4, 257 p.

    MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. (Org.) Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. V. 1, 257 p.

    MONTEIRO, Silvana. O ciberespaço e os mecanismos de busca: novas máquinas semióticas. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 1, p. 31-38, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v35n1/v35n1a04.pdf
    Acesso em: 17 jul. 2009.

    MOSTAFA, Solange Pimentel; TERRA, Marisa. Fontes eletrônicas de informação: novas formas de comunicação e de produção do conhecimento. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 54-59, out./dez. 1998.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. Cap. 1, p. 21-34.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006.
Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/826/668 Acesso em: 5 ago. 2008.

NEVES, Teodora Marly Gama das. Livre acesso à publicação acadêmica. Ciência da
Informação, Brasília, v.33 n. 3, p. 116-121, set./dez. 2004. Disponível em: http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/575/521 Acesso em: 27 abr. 2010.

ROCHA, Maria Meriane Vieira ; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e atuação do profissional da informação – bibliotecário. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.
Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT6--028.pdf
Acesso em: 17 jul. 2009.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica.. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.

SIMEÃO, Elmira. Comunicação extensiva e informação em rede. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. V. 277 p.

SILVA, Inara Souza da. Weblog como objeto da ciência da informação. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008.
Disponível em: http://www.dgz.org.br/out08/F_I_art.htm Acesso em: 27 abr. 2010.

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Bases de dados e bibliotecas digitais no Brasil. Belo Horizonte: [s.n.] 2006. 10 p. (Síntese de aula dada durante concurso público prestado para o cargo de professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG).

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Biblioteca inclusiva? Repensando sobre barreiras de acesso aos deficientes físicos e visuais no sistema de bibliotecas da UFMG e revendo trajetória institucional na busca de soluções. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA, 1, 1999, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, p. 245-256, 2001. Disponível em: http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/anaispdf/bibliotecainclusiva.pdf
Acesso em: 14 maio de 2010.

TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. 176 p.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 1, p. 3-28.

VENÂNCIO JÚNIOR, Sérgio José. Podcast, o que é? Disponível em: http://www.dicas-l.com.br/print/20060501.html Acesso em: 17 mar. 2009.














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