Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia 2009 - lançamento

"Murilo Cunha e Cordélia Cavalcanti lançam Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia

Depois de 15 anos de um minucioso trabalho de pesquisa e de compilação de dados, os professores Murilo Bastos da Cunha e Cordélia Cavalcanti concluíram a mais completa obra de referência sobre ciência da informação, biblioteconomia e arquivologia já produzida no Brasil. Professores titulares da Universidade de Brasília, Murilo Cunha e Cordélia Cavalcanti, lançaram recentemente o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, obra que contém mais de 4.500 verbetes, disponíveis em português e em inglês.

Professores do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília - embora a professora Córdelia já esteja aposentada -, os autores consultaram cerca de 300 livros didáticos e técnicos para levantar a nomenclatura corrente utilizada pelas profissões. O resultado foi a reunião de termos e vocábulos das áreas de direito, economia da informação, informática, internet, museologia, editoração, comércio livreiro, artes gráficas, história do livro, comunicação científica e telecomunicações, além da biblioteconomia e da arquivologia.

Por isso, o professor Murilo Cunha avalia que a natureza transdisciplinar do dicionário ajudará profissionais das mais diversas áreas do conhecimento em todo o país. Pesquisadores de qualquer área, aliás, poderão encontrar na obra os verbetes e as orientações necessárias para entender o be-a-bá da ciência da informação, inclusive dos mais recentes avanços das tecnologias da informação e da comunicação propiciados pelo advento da internet.

“É uma obra que abrange os termos técnicos criados pelo novo universo da world web wide, surgidos após 1994. Neste sentido, é uma obra que apresenta as referências que profissionais de todas as áreas precisam entender”, observa Murilo Cunha.

O lançamento do Dicionário surge no momento em que as áreas da Biblioteconomia e Arquivologia estão em plena expansão no Brasil. Atualmente, existem 30 cursos de Biblioteconomia e 11 de Arquivologia. São, ao todo, cerca de 25 mil bibliotecários e quatro mil arquivistas em todo o país.

O Dicionário contém 451 páginas e foi editado pela Briquet Lemos. Ele está disponível nas principais livrarias de todo o país, por um preço bastante acessível. Já está totalmente adaptado às novas regras ortográficas da língua portuguesa. Este é a quarta obra de referência geral para os acadêmicos e profissionais da ciência da informação no Brasil. O último dicionário da área lançado no Brasil data de 1991.
Assessoria de Comunicação Social do Ibict
20.05.09
3217-6369/6491".

Disponível em:
http://www.ibict.br/noticia.php?id=632
Acesso em: 21 maio 2009

Nenhum comentário: