Amigos, ainda curtimos a Semana do Bibliotecário na UFMG. Postei hoje esta matéria sobre a profissão de bibliotecário. Reflexões desse tipo, a meu ver, sempre serão válidas...mais ainda para nós que nos propusemos a abraçar essa nobre profissão, aliada a de educadores de futuros profissionais :)
PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIO
Profissão de bibliotecário, para aqueles que desconhecem a missão, a natureza do trabalho e as atribuições que cabem a esse profissional na sociedade, pode ser entendida ou estereotipada como limitante, singela, monótona e desprovida de desafios.
Em determinados contextos sociais, notadamente naqueles em que a educação não constitui prioridade de ações efetivas que motivem ou possibilitem o desenvolvimento pleno e ideal das pessoas, das organizações sociais ou das comunidades de modo geral, a vida das bibliotecas e, em conseqüência, a dos bibliotecários vê-se constantemente atingida por desafios e lutas de sobrevivência. O bibliotecário, quando disposto e preparado para exercer bem os seus diversos papéis, incluindo o de agente de mudança social, deve integrar as funções da biblioteca e da informação às demais ações vitais da sociedade.
É de consenso universal que a informação se constitui em insumo básico para a geração de conhecimentos e que pode auxiliar soluções de problemas que afligem o homem ou as organizações integrantes da sociedade. Mola propulsora de desenvolvimento pessoal e organizacional, a informação, do mesmo modo, é matéria prima fundamental do trabalho cotidiano do bibliotecário, a quem cabe conhecer profundamente os seus diversos suportes, canais de veiculação, tipologia e características das mais diversas fontes de informação nacionais e internacionais para realizar atividades inerentes a sua profissão. Atividades estas que envolvem a identificação, seleção, tratamento, conservação preventiva, disseminação e maximização de uso das informações organizadas e disponíveis nas bibliotecas contemporâneas reais ou eletrônicas.
Exercício profissional de bibliotecário envolve, portanto, a sensibilidade e o preparo adequado para atuar, em síntese, nos planos gerenciais e estratégicos, pedagógicos, técnicos, metodológicos, sócio-políticos e culturais da sociedade.
Os registros do conhecimento humano e as formas de comunicação evoluíram. Talvez aí esteja a pista de novas possibilidades, de abertura de campos emergentes para inserção do bibliotecário a quem, ao longo da história, sempre coube a função de identificar, selecionar, organizar e disseminar informações.
Os avanços tecnológicos propiciam a concretização de instrumentos que podem facilitar ou impedir a evolução de seu trabalho e de sua forma de executá-lo. Acompanhando a evolução do mercado de informação, com postura crítica perante não apenas a este mercado, mas diante de sua inserção individual e coletiva na sociedade, a tendência do profissional bibliotecário é sobreviver e progredir.
Em 1945, em artigo clássico de sua autoria intitulado “As we may think,” Vanevar Bush já previa a necessidade do "indicador de pistas. Pessoas que tem prazer em encontrar pistas úteis no enorme volume do registro comum". Estaria prevendo a necessidades de bibliotecários e/ou profissionais da informação para gerenciar o caos de informações não organizadas? O volume e variedade de informações disponibilizadas atualmente pela Internet que, paradoxalmente, podem representar uma séria dificuldade para seus usuários, constituem campo fértil e promissor para aqueles profissionais que dominam tecnologias de organização e de tratamento da informação. Interferir e auxiliar em processos de formação de competência informacional constitui, a nosso ver, uma das funções mais nobres dos bibliotecários, já que seu trabalho envolve a educação de usuários de informação, instruindo e auxiliando em processos de formação de habilidades para o uso adequado e, especialmente da avaliação de conteúdos constantes do universo informacional.
Acredito que sua missão deverá centrar-se na utilidade social das bibliotecas ou unidades de informação (reais ou virtuais, independentemente de sua tipologia) e na contribuição pessoal que poderá prestar, através de suas atribuições formais, ao desenvolvimento de pessoas e organizações que necessitam de informação para desenvolver o seu trabalho, solucionar seus problemas, praticar o lazer e entretenimento, entre outras ações.
Concordo com autores, entre eles, Guinchat e Menou, os quais defendem, em sua obra “Introdução geral às ciências e técnicas da informação e documentação” que não existe um novo profissional da informação, e sim o profissional da informação lidando com novas tecnologias e com novos contextos de organização das empresas e das entidades públicas, interagindo com novas formas de gerenciamento, de planejamento, de avaliação de resultados.
Até a época da chamada "era industrial", a comunidade ia "fisicamente" às bibliotecas. Hoje, era da tecnologia, da informação e do conhecimento, as bibliotecas, mais do que nunca, precisam ir à comunidade, o que pode ser viabilizado e facilitado através da gama enorme de instrumentos de comunicação, decorrentes de avanços da ciência e da tecnologia.
As bibliotecas atuais e do futuro devem ser compostas de materiais reais e virtuais, possibilitando formas diversificadas de acesso ao conjunto de recursos informacionais internos e externos. O ponto básico a ser considerado pelos bibliotecários e outros profissionais de informação não deve ser a tecnologia por ela mesma, mas a possibilidade de intermediar acesso à informação de forma mais ágil, eficiente e eficaz e de atender necessidades de pessoas, inclusive promovendo o seu papel de bibliotecário educador, levando-as ao letramento, alfabetizando-as e dotando-as de competência informacional. Sua missão deverá centrar-se na utilidade social de seu trabalho, isto é, na contribuição que puder dar, enquanto agente mediador entre necessidades de informação de usuários que buscam ou que esperam que a biblioteca possa atendê-los, interferindo positivamente no processo de crescimento, de desenvolvimento de seres humanos.
O futuro da profissão e das bibliotecas parece claramente condicionado às respostas que profissionais e instituições puderem dar aos anseios e demandas das sociedades de seu tempo e do futuro. Cabe ao bibliotecário, e aos profissionais de informação de modo geral, zelar pelos destinos de sua profissão e pelas oportunidades de ampliação de seus espaços de trabalho no mundo real e no ciberespaço.
Júlia Gonçalves da Silveira / Professora Adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI/UFMG
Bibliotecária/Documentalista – CRB6 720
quarta-feira, 16 de março de 2011
terça-feira, 15 de março de 2011
CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS DA DISCIPLINA "ACESSO A FONTES DE INFORMAÇÃO EM MEIO DIGITAL" - 2011 TURMA A1
CRONOGRAMA DOS SEMINÁRIOS - 2011 5. PERÍODO / TURMA A1 (SEGUNDA-FEIRA) 7H30M ÀS 11H10M
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 21 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 7 : ANDRÉIA, FABRÍCIA, JACQUELINE, MADALENA, ÂNGELA, NORMA E SUSAN.
TEXTO:
FERNANDES, Ângela Silva et al. Tecnologia e informação: conceitos, evolução teórica e histórica; tecnologia e comunicação. In: MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. (Org.) Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. V. 1, cap. 1, p. 21-42.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 21 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 8 : RENATA, IRANI, VÍTOR, JOSÉ RICARDO, RONALD E GABRIEL
TEXTO:
BERNETT, Deborah; VARVAKIS, Gregório. Desafios das tecnologias de informação e comunicação sob a perspectiva da gestão do conhecimento na sociedade em redes. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, jun. 2010. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun10/F_I_art.htm Acesso em: 14 mar. 2011.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 28 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 5: ELEAZAR, RAÍSSA MANSUR, RAÍSSA M., THIAGO D., GESNER.
TEXTO:
ALBUQUERQUE, Heloisa Helena Fernandes Soares de; CABRAL, Ana Maria Rezende. Inclusão digital para a redução de desigualdades sociais: a apropriação e o uso das tecnologias da informação para a atuação cidadã. In: Fujita, Mariângela Spotti Lopes; Marteleto, Regina Maria; Lara, Marilda Lopes Ginez de (Org.). A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008. p. 173-188.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 04 DE ABRIL DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 1: JÉSSICA, PATRÍCIA, ERYKA, BRUNA E GLÁUCIA
TEXTO: GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Gestão e tecnologia da informação: desafios do profissional da informação. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/out08/F_I_art.htm Acesso em: 14 mar. 2011.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 11 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 2: FABÍOLA, HELENA, PATRÍCIA, ROBERTA E BRUNA
TEXTO:
CURTY, Renata Gonçalves. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 3, p. 53-78.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 11 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 3: STELLA, DAIANE, AMANDA, LUIZ, LÉO E FELIPE
TEXTO:
MANESS, Jack M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Tradução de Geysa Câmara de Lima Nascimento Neto. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 43-51, jan./abr. 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623 Acesso em: 27 abr. 2010.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 18 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 4: KENIA, JÚLIO, THALITA, HUDSON E RICARDO
TEXTO:
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 1, p. 3-28.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 21 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 7 : ANDRÉIA, FABRÍCIA, JACQUELINE, MADALENA, ÂNGELA, NORMA E SUSAN.
TEXTO:
FERNANDES, Ângela Silva et al. Tecnologia e informação: conceitos, evolução teórica e histórica; tecnologia e comunicação. In: MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira. (Org.) Informação e tecnologia: conceitos e recortes. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005. V. 1, cap. 1, p. 21-42.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 21 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 8 : RENATA, IRANI, VÍTOR, JOSÉ RICARDO, RONALD E GABRIEL
TEXTO:
BERNETT, Deborah; VARVAKIS, Gregório. Desafios das tecnologias de informação e comunicação sob a perspectiva da gestão do conhecimento na sociedade em redes. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 3, jun. 2010. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun10/F_I_art.htm Acesso em: 14 mar. 2011.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 28 DE MARÇO DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 5: ELEAZAR, RAÍSSA MANSUR, RAÍSSA M., THIAGO D., GESNER.
TEXTO:
ALBUQUERQUE, Heloisa Helena Fernandes Soares de; CABRAL, Ana Maria Rezende. Inclusão digital para a redução de desigualdades sociais: a apropriação e o uso das tecnologias da informação para a atuação cidadã. In: Fujita, Mariângela Spotti Lopes; Marteleto, Regina Maria; Lara, Marilda Lopes Ginez de (Org.). A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2008. p. 173-188.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 04 DE ABRIL DE 2011
COMPONENTES DO GRUPO 1: JÉSSICA, PATRÍCIA, ERYKA, BRUNA E GLÁUCIA
TEXTO: GARCIA, Joana Coeli Ribeiro. Gestão e tecnologia da informação: desafios do profissional da informação. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008. Disponível em: http://www.dgz.org.br/out08/F_I_art.htm Acesso em: 14 mar. 2011.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 11 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 2: FABÍOLA, HELENA, PATRÍCIA, ROBERTA E BRUNA
TEXTO:
CURTY, Renata Gonçalves. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 3, p. 53-78.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 11 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 3: STELLA, DAIANE, AMANDA, LUIZ, LÉO E FELIPE
TEXTO:
MANESS, Jack M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Tradução de Geysa Câmara de Lima Nascimento Neto. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 43-51, jan./abr. 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623 Acesso em: 27 abr. 2010.
DATA DO SEMINÁRIO/ APRESENTAÇÃO ORAL: 18 DE ABRIL 2011
COMPONENTES DO GRUPO 4: KENIA, JÚLIO, THALITA, HUDSON E RICARDO
TEXTO:
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 1, p. 3-28.
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TROTE SOLIDÁRIO: RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARA ALGUMAS UNIVERSIDADES MINEIRAS
O Magnífico Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Prof. Dr. Clélio Campolina, divulgou junto à comunidade universitária da UFMG recomendação do Ministério Público Federal/ Procuradoria da República em Minas Gerais relativa a procedimentos em atividades de trotes estudantis.
Para saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura da citada Recomendação MPF/MG/PRDC no. 03, de 21 de fevereiro de 2011 no seguinte endereço: http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Oficio_MPF.pdf
Para saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura da citada Recomendação MPF/MG/PRDC no. 03, de 21 de fevereiro de 2011 no seguinte endereço: http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Oficio_MPF.pdf
segunda-feira, 14 de março de 2011
XIII EREBD Sul - Londrina | Os Ambientes de Aprendizagem e a Questão da Memória: Presidenta do CFB comemora Dia do Bibliotecário na...
XIII EREBD Sul - Londrina Os Ambientes de Aprendizagem e a Questão da Memória: Presidenta do CFB comemora Dia do Bibliotecário na...: "“Advocacy: em defesa das bibliotecas públicas e escolares” é o tema da palestra que a presidenta do Conselho Federal de Biblioteconomia, N..."
quinta-feira, 3 de março de 2011
domingo, 13 de fevereiro de 2011
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Sobre Museus, Galerias de Arte, Bibliotecas, Palácios Virtuais
Amigos, criamos e disponibilizamos em: http://greenstone.eci.ufmg.br/ uma biblioteca virtual temática em Artes e Antiguidades bem antes do Google Art Project. Ela contém um Diretório Internacional de Organizações que abrigam acervos de arte e antiguidades incluindo Museus, Galerias de Arte, Palácios, Bibliotecas, Arquivos, entre outras, totalizando mais de 400 instituições, a visitar. Em quase todas já coloquei o link para que possam usufruir dos mais diversos recursos informacionais existentes em cada uma delas. Existe uma ferramenta de busca nessa biblioteca que facilita encontrar informações por palavras chave, por nomes das organizações e por país. As demais coleções, já projetadas, estarão sendo implantadas via vários subprojetos de pesquisa, e neste ano implantaremos mais duas ou três coleções. Só não vou antecipar nada sobre elas porque o Google é bem mais poderoso e esperto do que nós, pobres mortais, pesquisadores brasileiros, que temos vários objetivos a alcançar, conciliando outras atividades e metas, dependentes de recursos materiais, humanos e financeiros bem menos adequados do que os do Google, evidentemente! :)
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