Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO: SILVEIRA, Júlia Gonçalves da (Org.). Acessibilidade e cidadania: teorias e práticas em contextos informacionais. Belo Horizonte : Impressões de Minas, 2014. 171 p.















Caros amigos leitores,

Compartilho informações e algumas das fotos do lançamento do livro Acessibilidade e Cidadania, realizado para fins de doações ao Asilo de Ferros e Grupo de Estudo Caminho de Luz, em julho de 2016. Local: Centro Cultural Roberto Drummond. Ferros, MG.

 SILVEIRA, Júlia Gonçalves da (Org.). Acessibilidade e cidadania: teorias e práticas em contextos informacionais. Belo Horizonte : Impressões de Minas, 2014. 171 p.

Clique  aqui e assista o conteúdo completo de entrevista concedida à TV UFMG, por ocasião do lançamento do livro na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.  http://goo.gl/mFgFoA Entrevista sobre o livro: Acessibilidade e Cidadania 
Nela eu destaco alguns detalhes sobre o livro, do qual sou organizadora e autora, e que contou com a colaboração dos seguintes colegas, outros autores da área de ciência da informação da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal da Paraíba:
Títulos e  respectivos autores dos capítulos:
1 Apresentação e introdução
Júlia Gonçalves da Silveira ;
2 Universidade e bibliotecas universitárias: em foco as condições de acesso à informação e aos prédios da Universidade Federal de Minas - UFMG por pessoas com deficiência
 Júlia Gonçalves da Silveira
3 E-acessibilidade e ciência da informação
Cláudio Diniz Alves, Janicy Aparecida Pereira Rocha, Adriana Bogliolo Siriahal Duarte
4 Inclusão digital na terceira idade: uma análise embasada em redes de apoio social e na abordagem fenomenológica / Tatiane Krempser Gandra, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
5 Paralisia cerebral, inclusão informacional e ações maternas: saberes e experiências vivenciadas / Alberth Sant`Ana Costa da Silva, Alcenir Soares dos Reis
6 Reflexões sobre a integração entre arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade em ambientes informacionais / Marckson Roberto Ferreira de Sousa.

MARCADORES OU PALAVRAS-CHAVE
Acessibilidade e Inclusão Social, Teorias e Práticas em Contextos Informacionais, E-Acessibilidade, e Ciência da Informação, Pessoas com Deficiência, Arquitetura da Informação na WEB, Paralisia Cerebral, Redes Sociais de Informação, Inclusão Digital.