Quem sou eu

Minha foto
Sou professora da ECI/UFMG e meu objetivo para este Blog é criar um canal de comunicação alternativo com meus alunos e amigos reais e virtuais... :)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Mostra da Biblioteca Nacional percorre a história do cinema brasileiro

Compartilhando informações:

Data de publicação: 21/11/12
Por Fundação Bunge
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Ministério da Cultura está apresentando a mostra “Ilusões em preto-e-branco e colorido: periódicos de cinema no acervo da BN”. A ideia da mostra é, por meio de periódicos que fazem parte do acervo da instituição, relembrar a história do cinema brasileiro, desde os primórdios até os dias atuais.
Com curadoria da Coordenadoria de Publicações Seriadas e da Coordenadoria de Pesquisa da FBN, a exposição retrata a vida das estrelas do cinema nacional, sucessos e fracassos de produções cinematográficas, além de acontecimentos históricos, como o impacto do cinema falado, a crise da produção cinematográfica brasileira nos anos 1990 (e o recente renascimento), entre outros.
Entre as peças expostas, destacam-se a primeira edição do jornal O Fan, do cineclube Chaplin Club, a revista Argumento com o texto “Cinema: trajetória no subdesenvolvimento”, de Paulo Emilio Salles Gomes, e a entrevista de Glauber Rocha ao periódico O Beijo, documentos importantíssimos para a história do cinema nacional.
A mostra acontece até 02 de janeiro de 2013, no segundo andar da Fundação Biblioteca Nacional e pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, aos sábados, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h. O endereço da FBN é Av. Rio Branco, 219, Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ).
Fonte: Mostra da Biblioteca Nacional percorre a história do cinema brasileiro.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Mostra no Centro Cultural oferece panorama sobre exploração de cavernas

 quinta-feira, 1 de novembro de 2012, às 5h53
A partir de hoje, o Centro Cultural UFMG abriga a Exposição itinerante do acervo espeleológico da Sociedade Excursionista e Espeleológica, ligada à Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Estão expostos banners que contam a história da instituição e da espeleologia no Brasil, além de material sobre mapeamento espeleológico, bioespeleologia, paleontologia relacionada a cavernas, espeleotemas e arqueologia.
Também podem ser apreciados equipamentos antigos usados nas explorações, achados paleontológicos, revistas antigas e fotografias de expedições em cavernas ocorridas desde o ano de 1938.
De segunda a sexta-feira, a exposição pode ser visitada das 10h às 21h; nos fins de semana, das 10h às 18h. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174.
Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE)
A SEE é uma sociedade civil, de iniciação científica e educacional, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Ouro Preto. Ela foi fundada em 1937 por estudantes da antiga Escola de Minas, que corresponde hoje ao Departamento de Engenharia da Ufop.

Mais informações sobre a SEE estão disponíveis no site http://www.see.ufop.br.

Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/026179.shtml
Acesso em: 1 nov. 2012 

Músico indiano se apresenta no Conservatório UFMG

O artista Deva Dharma, proveniente de família tradicional de músicos da região de Bengala, no sudeste da Índia, se apresenta hoje,1, às 20h, no Conservatório UFMG. A apresentação integra a primeira turnê do músico no Brasil.
Após 22 anos de estudos e práticas em instrumentos como tabla, mrdanga e harmônio, Deva Dharma construiu sua própria escola de música, a Vedanta Music School em Mayapur, e frequentemente viaja para o exterior para mostrar as peculiaridades dos sons da Índia.
O Conservatório UFMG fica na avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. Os ingressos custam R$30 e R$15 (meia). Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/026181.shtml
Acesso em: 1 nov. 2012.

Obras em exposição propõem novo destino a materiais didáticos em desuso


Obras de arte e peças artesanais criadas a partir de livros didáticos em desuso estão expostas no Centro Cultural UFMG até 2 de dezembro. A mostra O olhar do artista sobre o livro esquecido, fruto de ação coletiva promovida pela Secretaria Municipal de Educação, pretende valorizar e gerar reflexões sobre as possibilidades do reaproveitamento deste tipo de material.
Com 25 adesões, a ação permitiu que os artistas transitassem do figurativo ao abstrato, formando uma coleção diversificada em estilos.
A iniciativa surgiu através de trabalho realizado pela Gerência de Coordenação Pedagógica e Formação e da Coordenação Municipal do Programa Nacional do Livro Didático, que desenvolve novo modelo de gestão para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na esfera municipal.
A mostra, que tem entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h, com entrada gratuita. O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, Centro.
Mais informações e agendamento de visitas guiadas pelos telefones (31) 3409-8290 e 3409-8291.
(Com assessoria de comunicação do Centro Cultural UFMG)
Disponível em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/026163.shtml
Acesso em: 1 nov. 2012