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terça-feira, 2 de outubro de 2012

FONTES DE INFORMAÇÃO EM ARTES E ANTIGUIDADES - EMENTA E PROGRAMA DA DISCIPLINA


UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

DISCIPLINA          

fontes de informação em  ARTES E ANTIGUIDADES -  FIAA
                               

PROFESSORA                                                                    

Júlia Gonçalves da Silveira

DEPARTAMENTO                                                        UNIDADE

Organização e Tratamento da Informação      Escola de Ciência da Informação

 CARGA HORÁRIA                       TEÓRICA     PRÁTICA     TOTAL         CRÉDITOS

                                                          60                                           60                04

                                  

ANO LETIVO                                             PERÍODO

2º.  Semestre de 2012                                   

PRÉ-REQUISITOS                                                CÓDIGOS

                                                                      OTI-117         


CURSOS PARA OS QUAIS É MINISTRADO

Biblioteconomia

EMENTA

Artes e antiguidades: conceitos básicos. Fontes de informação pessoais e impessoais em Artes e Antiguidades: usuários, produtores e fornecedores. Fluxo e uso de informação em artes e antiguidades. Rede de informação e de conhecimentos especializados. Mercado de artes e antiguidades: clientes e fornecedores. Serviços e produtos de informação especializados. Papel do bibliotecário na sociedade e seu envolvimento com atividades relativas à identificação, seleção, organização, tratamento, preservação e divulgação do patrimônio artístico, histórico e cultural.

 OBJETIVOS

·          Levar alunos ao conhecimento e apreensão de conceitos relacionados às áreas de artes e antiguidades, assim como do universo de fontes de informação pessoais e impessoais disponíveis em ambientes, espaços e suportes contemporâneos diversificados e alternativos;

·         Levar alunos ao entendimento do papel e da missão do bibliotecário na sociedade, em relação à atuação profissional e ética, em ambientes e contextos que tratem do patrimônio artístico, histórico e cultural.

METODOLOGIA
  • Aulas expositivas abordando conteúdos teóricos relativos aos tópicos em estudo;
  • Visitas orientadas a museus, galerias de arte, bibliotecas, coleções especiais, feiras, exposições, sebos, antiquários e arquivos;
  • Demonstrações de recursos informacionais eletrônicos, e de acesso às informações neles contidas, destinados às áreas de artes e antiguidades;
  • Experiências monitoradas de uso de bibliotecas eletrônicas, digitais e virtuais destinadas às áreas de artes e antiguidades;
  • Uso de bases de dados e de outras fontes ou ferramentas de busca de informação disponíveis na Internet visando ao conhecimento e localização de determinadas informações das áreas em estudo;
  • Construção, sob minha orientação em laboratório/biblioteca, de novos produtos de informação a partir do uso de fontes de informação disponíveis na Internet. (Guia ou Glossário Eletrônico de Fontes de Informação em Artes e Antiguidades).
PROGRAMA

·         Contextualização da temática em estudo e conceituações pertinentes;

·         Papel social, cultural, educativo e comportamento ético do profissional bibliotecário;

·         Comunicação científica e técnica:

o   Tipologia documental;

o   Canais e fluxo;

o   Produtos e serviços de comunicação e informação em artes e antiguidades.

·         Pessoas e organizações como fontes de informação.

·         Redes de informação e comunicação em artes e antiguidades.

·         Fontes de informação de antiquários: categorização das fontes pessoais e impessoais.

·         Museus, galerias de arte, bibliotecas, palácios, igrejas, arquivos, lojas de antiquários, sebos, feiras e exposições.

·         Bibliotecas digitais e bases de dados destinadas às áreas de artes e antiguidades.

·         Estudo, uso e visitas guiadas a sistemas ou serviços de informação ou ambientes culturais específicos:

·         Bases de dados referenciais e de textos completos componentes do Portal da Capes especializadas, interdisciplinares ou multidisciplinares que contenham literatura das áreas de artes e antiguidades;

·         Fontes de informação em Artes e Antiguidades pertencentes ao acervo da UFMG;

·         Visitas guiadas a certas fontes de informação especializadas em artes ou antiguidades situadas em Belo Horizonte, Ouro Preto e Rio de Janeiro (a confirmar).  (Coleções especiais, museus, galerias de arte, antiquários, feiras, sebos, bibliotecas especializadas ou que contenham coleções especiais e arquivos).
AVALIAÇÃO

AV1 Relatórios de visitas orientadas = 30 pontos

AV2 Guia de Fontes de Informação em Artes e Antiguidades ou Glossário Eletrônico = 40 pontos

AV3 Entrevista com antiquário comerciante estabelecido em Belo Horizonte (roteiro fornecido) = 30 pontos

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR

Obs.: As referências constituintes da bibliografia básica se encontram em negrito.

ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediações da cultura e da informação: perspectivas sociais, políticas e epistemológicas. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 1, n. 1, jan./dez. 2008.

ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de Almeida. Fontes de informação na área de preservação de bens culturais. Revista de Bibliotecononomia de Brasília, Brasília, v. 20, n.1, p. 3-14, jan./jun. 1996.

ATTERBURY, Paul; THARP,  Lars (consult). Enciclopédia ilustrada de antiguidades. 2. ed.  Lisboa : Editorial Estampa, 1996. 332 p.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Acesso e necessidades de informação de profissionais brasileiros: um estudo exploratório. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.2, n.1, p.5-35, jan./jun. 1997. Disponível em:
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/32/407 Acesso em: 30 jul. 2012.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz; Ed. da Universidade de São Paulo, 1987.

CALDEIRA, Paulo da Terra. O uso de fontes de informação em uma comunidade ligada à arte: o caso da Escola de Belas Artes da UFMG. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 21, n.3/4, p. 34-59, jul. 1988. Disponível em:
www.brapci.ufpr.br/download.php?dd0=18676  Acesso em: 8 jan. 2012

CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000. 319 p.

CAMPELLO, Bernadete Santos; Caldeira, Paulo da Terra. (Org.) Introdução às fontes de informação. 2. ed.  Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008. 181 p.

CASTELLS, Manuel; OLIVEIRA, José Manuel Paquete de; CARDOSO, Gustavo Leitão. A sociedade em rede. 3. ed. Lisboa: Fundação Callouste Gulbenkian, 2007. xxxv, 713 p. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

CENDÓN, Beatriz Valadares. Sistemas e redes de informação. In: OLIVEIRA, Marlene de (Org.) et al. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. Cap. 4, p. 61-95.

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade; Ed. Unesp, 2001. 282 p.

CUNHA, Murilo Bastos da. Manual de fontes de informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010. 182 p.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2001. 168 p.

CURTY, Renata Gonçalves. Web 2.0: plataforma para o conhecimento coletivo. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 3, p. 53-78.

DELGADO, Márcia Cristina. Cartografia sentimental de sebos e livros. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 167 p.

DICIONÁRIO do antiquariato. Buenos Aires: Codex, 1973.

DOCUMENTOS raros e/ou valiosos: critérios de seleção e conservação. Niterói: EdUff, 2002. 37 p.

DZIEKANIAK, Gisele Vasconcelos; MORAES, Rosana Portugal Tavares de; MEDEIROS, Jackson da Silva; RAMOS, Clériston Ribeiro. Considerações sobre o E-book: do hipertexto à preservação digital. Revista Biblos, Rio Grande, v. 24, n. 2, p. 83-100, 2010. Disponível em:
http://www.seer.furg.br/index.php/biblos/issue/view/300/showToc
Acesso em: 28 fev. 2012.

EUDEL, Pablo. La falsificación de antiguedades y objetos de arte: alteraciones, fraudes y adulteraciones descubiertas. Buenos Aires: Ediciones Centurion, 1947. 269 p.

ELUAN, Andrenizia Aquino; MOMM, Christiane Fabíola; NASCIMENTO, Jucimara Ameida. A sistemática do uso de fontes de informação para a pesquisa científica. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.18, n.2, p. 111-119, maio/ago. 2008.
Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1761/2124 Acesso em: 27 abr. 2010.

EXPOSIÇÃO de arte sacra: retrospectiva brasileira. In: CONGRESSO EUCARÍSTICO INTERNACIONAL, 36, 1955, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, jul. 1955. 113 p.

Ferreira, Ana Fátima Berquó Carneiro; Lima, Diana Farjalla Correia. Informação especial no museu – acessibilidade: a inclusão social da pessoa com deficiência visual. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 4, n. 1, jan./dez. 2011. Disponível em:
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/issue/view/5/showToc Acesso em: 30 jul. 2012.

FORREST, Tim; ATTERBURY, Paul (consult.). Conheça as antiguidades louça e prata: guia ilustrado para identificar épocas, pormenores e desenhos. Lisboa: Editorial Estampa, 1998. 160 p.

FUNARI, Pedro Paulo A. Os desafios da destruição e conservação do patrimônio cultural no Brasil.
Disponível em <http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq000/esp013.asp>Acesso em: 26/4/2004.

GUARISSE, André. Antiguidades européias. Porto Alegre: Sulina, 2002. 80 p.

GUIDA al mercato antiquario `94. Novara : Istituto Geografico De Agostini, 1994. 304 p.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 2008.  Disponível em: http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/viewissue.php?id=19  Acesso em: 27 abr. 2010.

GOMES, Sandra Lúcia Rebel. O acesso à informação em bibliotecas virtuais: princípios e valores. In: MIRANDA, Antônio; SIMEÃO, Elmira (Org.) Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília: Unb; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006. p. 109-128.

GUTTERRES, Anelise dos Santos. O velho, o antigo e o novo: Um ensaio sobre a construção da antiguidade em objetos comercializados em antiquários em Porto Alegre, RS. Iluminuras, Porto Alegre, v. 9, n. 20, 2008.
Disponível em: http://seer.ufrgs.br/iluminuras/issue/view/787 
Acesso em: 13 abr. 2012.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HOBSBAWN, Eric. A Invenção das tradições. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1984.

MACIEL, Nahima. Garimpo do passado: quem compra antiguidades deve ficar atento para não levar falsificações ou reproduções. Saiba como identificá-las. Disponível em:
<http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-07-21/mat_46598.htm>. Acesso em: 23 de set. 2003.

MANESS, Jack M. Teoria da Biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. Tradução de Geysa Câmara de Lima Nascimento Neto. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 53-51, jan./abr. 2007. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/831/623  Acesso em: 27 abr. 2010.

MARTELETO, Regina Maria. Análise das redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, abr. 2001.

MARTELETO, Regina Maria. Redes sociais, mediação e apropriação de informações: situando campos, objetos e conceitos na pesquisa em Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 27- 46, jan./dez. 2010.
Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/issue/view/3/showToc
Acesso em: 9 jan. 2012.

MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Serviço de referência digital. In: MARCONDES, Carlos H. et al (Org.) Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia; Brasília, DF: IBICT, 2006. 336 p. Cap. 4. Gestão em bibliotecas digitais, p. 225-238.

MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003 (versão online). Disponível em: Acesso em: 08 de out. 2004.

MINDLIN, José. Uma vida entre livros: reencontros com o tempo. São Paulo: Edusp; Companhia das Letras, c1997. 231 p.

MOLINA, Paula Regina Buonaducci. O colecionismo. A Relíquia: Informativo dos Antiquários, Leiloeiros e Colecionadores, v. 8, n. 90, p. 25, ago. 2005.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006.

NÓBREGA, José Claudino da. Memórias de um viajante antiquário. São Paulo : Raizes, 1984.

REIS, Cláudia Barbosa. Homenagens: estudo do acervo do museu Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2000. 35 p.

REIS, Cláudia Barbosa. Álbum de objetos decorativos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. 44 p.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica.. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.

SANTOS, José de Almeida. Manual do colecionador de antiguidades. São Paulo: [s.n.] 1975.

SANTOS, José de Almeida. No mundo estreito dos antiquários. São Paulo: MASP, 1981.

SILVA, Inara Souza da. Weblog como objeto da ciência da informação. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 9, n. 5, out. 2008.
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http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/issue/view/23
Acesso em: 9 jan. 2012.

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Bases de dados e bibliotecas digitais no Brasil. Belo Horizonte: [s.n.] 2006. 10 p. (Síntese de aula dada durante concurso público prestado para o cargo de professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG).

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Biblioteca Virtual Temática em Artes a Antiguidades – BIBVTAA: em cena, a sua concepção e desenvolvimento. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 2, p. 167-178, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9646
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Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/EARM-6ZFPQB
Acesso em: 8 jan. 2012

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Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--234.pdf
Acesso em: 19 maio 2008.

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da.  Reflexões sobre a profissão de bibliotecários. UFMG: Boletim Informativo, Belo Horizonte, v. 37, n. 1731, 28 mar. 2011. Disponível em: http://www.ufmg.br/boletim/bol1731/2.shtml
Acesso em: 29 out. 2011.

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da; ANDRADE, Maria Eugênia Albino. A Sociedade da Informação, a globalização e o binômio inclusão/exclusão de pessoas deficientes ou portadoras de necessidades especiais no contexto universitário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13, 2004, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2004.  (CD-Rom).

SILVEIRA, Júlia Gonçalves da; LOPES, Marlene de Fátima Vieira. Gestão de conservação preventiva no contexto da Biblioteca Universitária da UFMG: ações extensionistas via interação com a empresa Atlan Serviços, visando a qualificação de seus funcionários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12, 2002, Recife. Anais...Recife: UFPe, 2002. (Cd-Rom).

SIMEÃO, Elmira. Comunicação extensiva e informação em rede. Brasília: UnB; Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.  277 p.

SIQUEIRA, Édson Freitas de. In: GUARISSE, André. Antiguidades européias. Porto Alegre: Sulina, 2002.

SOUZA, Willian Eduardo Righini de; CRIPPA, Giulia. O patrimônio cultural como documento: reflexões transdisciplinares para novos horizontes na ciência da informação. TransInformação, Campinas, v. 21, n. 3, p. 207-223, set./dez. 2009. Disponível em:
http://revistas.puc-campinas.edu.br/transinfo/search.php?op=search&query=Giulia&limit=author
Acesso em: 9 jan. 2012.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; SILVA, Terezinha Elisabeth da. Fontes de informação na Internet: critérios de qualidade. In: TOMAÉL, Maria Inês (Org.). Fontes de informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008. Cap. 1, p. 3-28.

VIEIRA, Jair Marcos. São Paulo: arte e estilo; Mercantes de Artes realizam o Salão de Artes e Antiguidades. A Relíquia: Informativo dos Antiquários, Leiloeiros e Colecionadores. v. 5, n. 48, p. 11,  jun. 2002. Disponível em:
http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/49ArteeE.htm Acesso em 30 jul. 2012.












  



Impressionistas no Centro Cultural Banco do Brasil - Exposições em São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro.

A Relíquia: Impressionistas no CCBB


Impressionismo: Paris e a
Modernidade, Obras-Primas
do Acervo do Museu d'Orsay
de Paris, França
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
São Paulo - SP
4 de agosto a 7 de outubro de 2012
Agosto - Terça a domingo - 9h às 22h
Setembro: Terça a domingo, das 10h às 22h
Atendimento a grupos agendados: 7h às 10h
Informações: (11) 3113-3651 / 3113 – 3652